Precisa de Ajuda?
17/04/2022

Saiba a diferença entre comunidade terapêutica e clínicas de recuperação


Compartilhe:

Saiba a diferença entre comunidade terapêutica e clínicas de recuperação: Milhares de pessoas buscam anualmente em nosso atendimento tratamento de dependentes químicos e alcoólatras, e está dúvida é muito recorrente e por isso decidimos tratar deste assunto detalhadamente.

Estudos recentes projetam que 9,9% da população tenha consumido drogas ilícitas em algum momento da vida. A maior incidência é percebida entre os homens — 15% já consumiram drogas ilícitas, enquanto entre as mulheres a incidência é de 5,2% —, sendo 16 anos a idade média em que se dá o primeiro consumo para ambos os gêneros.

A pandemia do novo coronavírus trouxe diversas mudanças sociais, comportamentais e emocionais em toda população mundial, acarretando tristeza, dor e transformação. Porém há um grupo de pessoas que estão sofrendo ainda mais: os dependentes químicos.

Nestes meses de isolamento social observou-se um expressivo aumento no número de internações hospitalares decorrentes de drogas ilícitas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, os hospitais credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tiveram um aumento de 54% em 2020 no atendimento de dependentes químicos se compararmos a 2019. Este aumento é preocupante pois, nos últimos anos, nunca foi registrado tamanho crescimento.

Este cenário é justificado por diversos motivos. O primeiro deles é a depressão que atinge toda humanidade há pelo menos um século. Durante a pandemia as pessoas se viram obrigadas a ficar reclusas por longo período, tiveram medo de adoecer, perder emprego, ter sua renda diminuída e morrer. Foram tantas as incertezas que muitas pessoas se desesperam. Do desespero ao mundo das drogas é um caminho fácil e rápido.

Fatos históricos como, por exemplo, a crise financeira de 2008 nos Estados Unidos demonstraram esta tendência. Milhões de trabalhadores perderam emprego e buscaram consolo nas drogas. O mesmo ocorreu com os atentados de 11 de setembro de 2001. 

De acordo com um relatório produzido pela Organização Mundial da Saúde, as altas taxas de stress associadas a acontecimentos catastróficos, como a pandemia do coronavírus, induzem ao uso abusivo de álcool e drogas e, nos casos mais dramáticos, ao comportamento suicida. Saiba a diferença entre comunidade terapêutica e clínicas de recuperação

Outro fato que culminou no crescimento no consumo de drogas é a restrição de circulação. As pessoas que dependem de grupos de apoio não puderam participar das reuniões e, consequentemente, ter o suporte indispensável, à palavra amiga. Sem esse tipo de auxílio é natural que aumente o consumo de drogas e, assim, cresça o número de dependentes. É um processo automático.

Algumas pessoas acabam de sair de um longo tratamento e lutam, diariamente, contra si mesmos para manterem-se longe das drogas. Após ficarem isolados por um período em clínicas especializadas e convivendo apenas com pessoas em situações similares à sua, não tinham ideia da gravidade da pandemia e, muito menos, do que os aguardavam do lado de fora. Ao sair, surgiu um novo quadro de desespero a ser combatido.

O que é uma comunidade terapêutica?

Comunidades Terapêuticas são entidades privadas, sem fins lucrativos, que realizam gratuitamente o acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas, em regime residencial transitório e de caráter exclusivamente voluntário (espontâneo).  

O período de acolhimento varia de 3 meses a 12 meses, conforme o projeto terapêutico da entidade. O principal instrumento utilizado nas Comunidades Terapêuticas durante o tratamento é a convivência entre os pares, 12 passos de NA ( Narcóticos Anônimos) e AA ( Alcoólicos Anônimos), espiritualidade, trabalho e disciplina.

O objetivo das comunidades terapêuticas é fazer com que a pessoa interrompa completamente o consumo de álcool e outras drogas a partir do modelo da abstinência, em oposição ao modelo defendido pela redução de danos, que prevê um uso responsável e consciente a partir da redução gradativa. 

Antes de ingressar na comunidade terapêutica, é exigido que a pessoa comprometa-se com a abstinência como condição para o início do tratamento. Uma vez dentro, os/as pacientes interrompem o vínculo com a comunidade exterior – há uma convivência restrita estabelecida entre os próprios pares e com os/as funcionários/as da instalação – e começam a participar de uma rotina disciplinarização que alterna trabalhos diversos, práticas de espiritualidade religiosa e acompanhamento médico.

O que é uma clínica de recuperação?

Clínica de Recuperação é um local especializado na recuperação de dependentes químicos (drogas, álcool entre outras) por ter uma estrutura completa para atendimento.

Essa estrutura é composta pela equipe altamente especializada, metodologias de tratamento que envolvem a administração de medicamentos, atendimento psicológico para o doente e seus familiares e acomodações que oferecem conforto e tranquilidade aos pacientes.

Como é o funcionamento uma clínica de recuperação?

Uma clínica de recuperação possui uma metodologia de atendimento e tratamento do dependente químico que abrange todos os fatores que afetam o paciente e seus familiares.

Atendimento e Diagnóstico

O primeiro atendimento é determinante para transmitir ao paciente e seus familiares a tranquilidade, bem como esclarecer sobre todos os aspectos do tratamento. O diagnóstico é feito com base nas especificidades de cada situação e de acordo com cada indivíduo, esse exame é feito por profissionais capacitados com o objetivo de entender exatamente o impacto que a dependência causa, a origem do problema e demais fatores.

Escolha do tratamento ideal

As clínicas de recuperação oferecem diversas modalidades de tratamento com o objetivo de atender a necessidade específica de cada paciente. As estruturas são completas para garantir que o dependente químico tenha todo o atendimento necessário dentro da clínica de recuperação, seja farmacêutico, psicólogo, médico, etc., com isso evita-se que o paciente precise se deslocar ou ser atendido por profissionais que não tenham profundo conhecimento sobre o paciente.

Tratamento e acompanhamento

A clínica de recuperação é um lugar onde o paciente cria laços, muitas vezes duradouros, devido ao tempo de tratamento, ao acompanhamento, a participação de grupos, dinâmicas, seminários entre outras atividades que complementam o tratamento da dependência química.

Os tratamentos de recuperação da dependência química possuem o mesmo objetivo em todas as suas modalidades: manter o paciente em total abstinência das drogas e restabelecer a saúde física, emocional e psicológica.

Para atender as necessidades dos dependentes o Grupo Casoto oferece as modalidades de tratamento voluntário, para casos de dependência leve ou moderada, e tratamento involuntário para os casos de dependência química grave. Com duração de 45, 90 ou 180 dias.

A reabilitação dos nossos pacientes, além da desintoxicação e abstinência, envolve o restabelecimento de princípios e valores que direcionam o bom comportamento e o estilo de vida saudável, longe das drogas.

Resumindo: Comunidade terapêutica e clínica de recuperação, são locais próprios e aptos para reabilitação de pacientes seja aqueles que apresentam casos leves, moderados ou graves, se torna importante se tratar o quanto antes um dependente seja ela viciado em drogas ou álcool.



 

Formulário de contato

Por favor preencha todos os campos


Enviada! Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Erro! Não foi possível enviar a mensagem. Por favor tente novamente mais tarde.
Newsletter Cadastre seu e-mail