Precisa de Ajuda?
27/07/2017

Remoção de Dependentes Químicos


Compartilhe:

É sempre uma situação delicada para uma família quando um membro encontra-se totalmente dependente de substâncias químicas. Para salvar a sua vida, a internação em uma clínica de reabilitação é a melhor medida.

No entanto, comunicar esta decisão ao dependente é ainda mais complicado, na maioria dos casos. Visando facilitar esta tarefa, as clínicas especializadas em reabilitação de dependentes químicos oferecem alguns tipos de remoção.

Confira aqui informações importantes sobre o processo de remoção de dependentes químicos. Veja quais são os procedimentos referentes, a definição de cada um deles e para qual cada um deles é indicado.

Serviços de remoção de dependentes químicos

O serviço de remoção de dependentes químicos existe tanto para casos de internações voluntárias e involuntárias.

O primeiro caso é quando o indivíduo é dependente e usuário de drogas, mas não recorre ao serviço de tratamento, precisando do atendimento de um profissional ou até mesmo uma equipe médica.

Já a remoção voluntária, como o próprio nome sugere, é quando o dependente está consciente da sua situação e procura por conta, sem a intervenção de terceiros pelo tratamento.

Além disso, também há a técnica de remoção descaracterizada, onde os profissionais da clínica não fazem uso de seus uniformes de trabalho, com a finalidade de realizar um serviço discreto e evitar reações agressivas por parte do paciente.

Neste caso, o dependente químico não sabe sobre a abordagem. Ela é combinada entre a clínica e os familiares e amigos, que fazem uso de um pretexto para conseguir remover o paciente. A operação envolve apenas o transporte da clínica de recuperação seguido pelos profissionais especializados, até a clínica. Não há a necessidade de uma intervenção.

Ela pode ser considerada como remoção involuntária, uma vez que o dependente não sabe da intervenção.

A importância da família no momento da remoção

É fundamental a família estar presente e ciente da remoção do dependente químico. Também é de extrema importância que os familiares tenham bastantes informações básicas a respeito dos socorristas, como por exemplo, quem são os enfermeiros responsáveis pela remoção e o médico responsável pelo atendimento do paciente.

A clínica de reabilitação deve ser especializada e conter profissionais preparados, atendendo a todas as necessidades da família. Outro ponto importante que conta bastante no momento da remoção é a discrição não só dos enfermeiros, mas também do veículo que irá transportar o dependente químico.

 

Formulário de contato

Por favor preencha todos os campos


Enviada! Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Erro! Não foi possível enviar a mensagem. Por favor tente novamente mais tarde.
Newsletter Cadastre seu e-mail