Precisa de Ajuda?
31/01/2017

Consumo de álcool e violência doméstica


Compartilhe:

A violência doméstica é um problema muito grave que ocorre com muito mais frequência do que acreditamos, praticamente em todos os lugares do mundo existe alguém que sofra com isso diariamente. Mas o consumo de álcool tem alguma relação com a violência doméstica?

Quando uma pessoa não tem controle sobre os seus atos, que é o que acontece com pessoas que tem algum vício, como o consumo de álcool, ela acaba não tendo um domínio sobre a própria vida e suas ações. Geralmente, é nesse momento que a violência começa a surgir.

Algumas pessoas já tem uma probabilidade maior à violência e o consumo de álcool pode agravar, de uma maneira muito severa, essa situação. Esse problema atinge milhares de famílias e, muitas vezes, o problema pode ser muito grave, podendo levar até a morte.

Muitas pessoas passam por esse problema e, na maioria dos casos, a vítima acaba tendo medo ou vergonha de denunciar a situação, o que acaba dando uma sensação de poder ao agressor. E o consumo de álcool piora muito o problema.

O que o consume de álcool pode levar a violência doméstica?

Algumas pessoas acreditam que o álcool não tem relação com a violência, elas acreditam que os agressores usam o álcool como uma desculpa para agredir verbalmente ou fisicamente outra pessoa. E isso pode ser verdade, mas o que precisamos entender é que o consumo de álcool faz com que a pessoa perca a noção de certo e errado, fazendo com que as suas atitudes não sejam pensadas antes de serem realizadas.

Como o consumo de álcool não é ilegal e a punição para crimes no Brasil seja quase inexistente, os agressores se tornam pessoas confiantes, que veem em suas vítimas pessoas frágeis e fáceis de serem manipuladas. Por isso as denúncias são tão importantes, além disso, é fundamental que as pessoas consigam identificar os sinais de que o viciado não tem mais controle sobre as suas ações.

Quando uma pessoa que consome álcool passa a agir de maneira agressiva, o ideal é que as pessoas ao seu redor tentem fazer com que ela entenda o que está acontecendo e caso ela não tenha interesse em fazer mudanças, é necessário que haja um afastamento antes que a situação passe do controle. Agressões verbais também são um tipo de violência e pode ser um sinal de alerta para situações piores

Formulário de contato

Por favor preencha todos os campos


Enviada! Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Erro! Não foi possível enviar a mensagem. Por favor tente novamente mais tarde.
Newsletter Cadastre seu e-mail