Precisa de Ajuda?
21/09/2022

Os efeitos da cocaína no corpo do dependente químico


Compartilhe:

Cada vez mais, principalmente os jovens, têm se envolvido com drogas ao longo dos anos, e apesar de serem ilícitas, os jovens têm acesso facilitado às substâncias. Os efeitos da cocaína no corpo da pessoa dependente é o resultado do contato contínuo com a droga.

As consequências são diversas no físico, na mente e nas relações interpessoais, incluindo o trabalho e a escola.

E a longo prazo, o uso da cocaína traz prejuízos definitivos, devido ao seu uso, na saúde do usuário.

Se você está entre as pessoas que fazem uso da substância ou conhece alguém que faz uso da droga, procure a ajuda dos profissionais de saúde ou clínicas especializadas, evitando danos irreversíveis.

Continue lendo o artigo e saiba quais os efeitos, a longo prazo, do uso desta droga já comum na sociedade.

Quais os efeitos a longo prazo do uso da cocaína?

Conforme o usuário vai fazendo uso da cocaína, seu corpo vai se tornando mais tolerável à droga e os efeitos iniciais já não são mais os mesmos, desse jeito o usuário aumenta o consumo para manter as sensações e tornando-se cada vez mais dependente dela.

A cocaína influencia na forma como o cérebro faz o processamento das substâncias químicas presentes nela, e assim, o cérebro não processa com qualidade os estresse pela falta da droga, trazendo sensações ruins.

E a cada consumo para se sentir melhor, a sua saúde é impactada negativamente com a quantidade de vezes e de porções cada vez maiores.

Vamos conhecer melhor os principais efeitos, a longo prazo, que a cocaína causa no organismo do usuário.

Problemas cardiovasculares : A pressão sanguínea, os batimentos cardíacos e a vasoconstrição, sofrem alterações e com isso, provocam os aumentos de energia, ansiedade, estresse e as paranóias que o usuário experimenta.

Ao usar a longo prazo, os danos ao sistema cardiovascular se tornam permanentes, podendo terminar em um infarto, que é a causa principal de morte dos usuários desta droga.

Delírios: os delírios, que são diferentes de alucinações, acontecem como efeito de longo prazo causado pela cocaína, e os sintomas são: escutam coisas que não foram faladas, a visão fica distorcida, começando a sofrer com a síndrome da perseguição.

Os delírios ocorrem devido ao desequilíbrio da química cerebral, por causa do uso abusivo das drogas, que só são diminuídos com o tratamento psicoterápico e medicamentoso.

Transtornos psicóticos: esse é um dos efeitos da cocaína no corpo, de longo prazo muito comum no uso dos diversos tipos de drogas, sempre acompanhadas de alucinações e delírios, que podem durar por semanas, após o efeito da droga cessar.

Problemas na dentais: o esmalte dos dentes, em contato com a cocaína, sofre uma erosão, causando sensibilidade, gengivites necrosantes também se tornam comuns, bem como a perda de dentes e outros.

Devido o céu da boca passar por alterações, a articulação da fala também fica prejudicada, bem como a alimentação do usuário.

Falta de nutrientes: como além da dificuldade de alimentar-se com os machucados na boca e a perda do apetite, os períodos sem alimentação são grandes e há perdas consideráveis de nutrientes, que enfraquecem o físico e o sistema imunológico, estando em riscos de outras doenças.

Perda da capacidade cerebral: as lesões causadas pela cocaína no cérebro, colabora para que os efeitos da droga nos neurônios, sejam muito significativos e até irreversíveis, como é o caso da memória, concentração e análise.

Qual é a importância da desintoxicação química?

O uso abusivo da droga, seja ela qual for, é uma doença que deve ser tratada, antes que as consequências se tornem imutáveis.

Existem, portanto, tratamentos disponíveis para que haja a reversão dos efeitos e a pessoa fique limpa e a desintoxicação faz parte do tratamento.

E para que esse processo seja bem sucedido, é imprescindível que haja ajuda de uma equipe médica e multidisciplinar, que usarão as ferramentas adequadas para melhorar a qualidade de vida do usuário.

As medicações e a psicoterapia são algumas das ferramentas usadas no processo, podendo inclusive recorrer à internação para que neste processo, o usuário não se coloque, ou a outros, em risco, pelo efeito incontrolável de retornar a usar a droga, entre outros sintomas significativos.

É importantíssimo que a instituição onde o dependente químico irá se tratar seja adequada, com equipes comprometidas, local confiável, seguro e tranquilo para sua boa recuperação.

Os efeitos da cocaína no corpo podem se tornar um desafio, e a forma como o tratamento se dá nas clínicas de recuperação Grupo Casoto faz toda diferença na reabilitação desta pessoa.

Formulário de contato

Por favor preencha todos os campos


Enviada! Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Erro! Não foi possível enviar a mensagem. Por favor tente novamente mais tarde.
Newsletter Cadastre seu e-mail